Pesquise

.

Livro: Divergente
Autor: Veronica Roth
Páginas: 504
Editora: Rocco
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é, e acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.




                       

Minha gente, que livro é esse?! Que estória mirabolante que saiu dessa mente genial? Sério, Veronica acertou em cheio tanto quanto nesse mundo totalmente irreal, quanto aos personagens e as histórias que se cruzam. Modestia a parte, meu nome também é Beatrice e como a Tris, eu também escolheria a faccção Audácia, acho que poucas mulheres tem esse jeito mais 'hard' de lidar com a vida, e ao mesmo tempo que para os demais que vêem, para as mesmas é algo comum e cara... Me identifiquei muito com a Tris, me identifiquei com seu jeito forte, com sua determinação sem ter que ficar provando para ninguém que é capaz (a não ser para si mesma, principalmente quando seu nome esta em ultimo lugar da tabela). 

O mundo esta destruido, já não existe mais mundo, apenas uma pequena cidade de Chicago atualmente onde a mesma é dividida por cinco facções. 
  A estória começa por Beatrice Prior de 16 anos, a mesma precisa enfrentar uma escolha (a mais importante) de sua vida


  • A Amizade é o grupo formado por aqueles que culpavam a agressividade pelos problemas do mundo; 
  •  A Franqueza, com sua honestidade excessiva, rendeu líderes confiáveis para a Justiça;
  •  Os que culpavam a ignorância formaram a Erudição; 
  • Os que acreditavam na culpa do egoísmo formaram a Abnegação, com líderes justos e altruístas; 
  •  E a Audácia, que desprezava a covardia, ficou responsável por proteger a todos.

 Existe então um teste, um teste para saber suas escolhas e sobre sua personalidade. Claro, pra dona Triss é tudo mais dificil pois o resultado da mesma é assustador. A pobre (ou a sortuda) não se encaixa em nenhuma facção, pois ela é uma divergente, ela é corajosa e ela é destemina. Ela é diferente dos de mais! Depois desse teste, no dia da Cerimônia da Escolha então ela tem aquela 'war inside', uma guerra no proprio interior. Ela tem a opção de manter em sua facção de origem, ou alguma outra. Ela então escolhe a Audácia, igual seu resultado e enfim, vira uma divergente. Todo mundo se assusta principalmente sua mãe. Por essa escolha, ela se torna obrigatoriamente mais forte fisicamente e psicologicamente por conta dos testes que iriam vir pela frente. Mas para Triss era mais do que importante completar sua iniciação, dando-lhe força e ainda mais coragem para continuar em sua decição (Até por que ela não poderia voltar atras se não, seria uma não-facção). Enfim, depois disso tudo, ela acaba conhecendo novos amigos, acaba criando uma inimizade com um dos lideres e talvez uma 'quase-amizade' com outro, o Four (Tobias). O Tobias é um rapaz bem fechado, autoritário, porém humano. Ele acaba ajudando a Triss a ganhar as lutas para que seu nome saia da ultima colocação da tabela. Por muitas vezes Triss apanha que nem saco de pancada, fica realmente muito machucada e fraca e tem vezes que acaba quase desistindo por achar que não conseguirá. Mas ai vem o lindão de Tobias para ajuda-la. Enfim. Depois disso acontece outras coisas, intrigas, somos apresentados a vaca da  Jeanine Matthews, uma mulher louca na qual controla por ser líder da facção Erudição, uma das maiores e mais fortes das facções. A mesma publicou muitos artigos, uma série de mentiras sobre Abnegação, sendo de má-fé para com a facção. Essa tática pode levar as pessoas duvidas sobre a Abnegação. Ela e Eric  (Lider da facção Audácia) começou a segunda guerra entre facções. Ela usou um soro (criado pelo departamento de "outsiders"), o que permitiria controlar as pessoas para matar todos altruísmo (divergentes). Ela estava motivado a fazer isso porque ele sabia a verdade sobre as facções e não queria que todos soubessem a verdade. Mas ai acontece alguns coisas, e esse soro do controle é espalhado e acionado por computadores internos da propria facção da Triss, escondido de tudo e todos. Ai acontece uma guerra entre todos da Audácia indo procurar divergentes, como a Triss.

Mas ai chega né, muitas informações e não posso continuar pois se não contarei spoilers e não é legal u.u ~ 




O que eu achei da escrita: Gostei muito da escrita da Veronica Roth. Bem facil e compreensivel. Nada muito massante e tampouco 'bored'. Achei animador, uma estória diferente e surpreendente. 
Personagens:Os personagens foram bem apresentados com todos os detalhes e cada um com uma personagem forte. Seus medos, desejos, a tristeza, a felicidade foram igualmente retratados e isso me agradou muito. Nada muito forçado, tipo aquela tristeza profunda exagerada. 
Sobre a Triss: Me vi muito nessa personagem. Ela é forte e destemida. Ela passa por tudo e todos e surpreende qualquer um que a conhece. Ela é daquelas que pensa e fim, não se importa muito com opiniões alheias não. Me espelhei muito nessa minha chara não por ser forte, e sim, por não ser fraca! A vi como um espelho, minha personalidade é exatamente assim, explosivo e cheio de calor também. Uma mente que não para, que fica sempre fervilhando mesmo dormindo. O coração bondoso, o amor em abundancia por seus pais e a força que ela tem de enfrentar a distancia de sua mãe. Simplesmente inlove por essa guria. 
Sobre a estóriaA estória me puxou atenção, sim, admito! Pude conhecer a mente da Veronica sem muita dificuldade pois ela trabalhou bem nos detalhes, trabalhou bem na ideia e trabalhou muito bem na criatividade. Os nomes são criativos, essa ideia de Facções, o proposito, a narração e as conversas intrigantes. Simplesmente adorei essa autora. ♥ 


''Espio minha imagem no espelho quando ela não está prestando atenção, não por vaidade, mas por curiosidade. Um rosto pode mudar muito em três meses'...



Então é isso meus amores, não posso falar mais do que isso pois há muitos detalhes e isso já seria spoiler D: Então espero que aproveite e caso não tenha assistido o filme, então aproveita pois o livro tem muito mais emoção e detalhe. Vai por mim! ♥

Obrigada e volte sempre! 

5 estrelas para essa belezinha:



                                                                 


Deixe um comentário

Oi gente c: Sejam bem vindas(o). Qualquer duvida ou sugestão, estou inteiramente a disposição! Obrigada pela visita, volte sempre! ♥